quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arrependimento


O erro é um fato na vida de todos. Não há um ser humano que não tenha cometido um erro no decorrer de sua vida. Quando nos damos conta dos nossos erros, logo vem o arrependimento.

 "Porque todos tropeçamos em muitas coisas" - Tiago 3:2
 
Do grego μεταμέλεια, Metanóia (Meta = Mudança, Nóia = Mente), arrependimento quer dizer Mudança de Mentalidade. Freqüentemente, o catalisador dessa mudança é a dor, como nos ensina o poeta italiano Giacomo Leopardi: "É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças".

No entanto, vale ressaltar que tal dor é vã, se não vier acompanhada também de uma mudança de atitude. É preciso que sejamos dignos de nossa dor. Dostoiévski afirmou uma vez: "Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento". O arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas.

Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como conseqüência, deve fazer o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal aos outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

Fonte: Wikipedia

Crédito dos quadrinhos: MenTirinhas

Nenhum comentário: